Moura, Juliano da Rosa de2013-02-0720122013-02-072013-02-07https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/a4c701da-c39c-4476-b116-57b33ace1e5968 f.O estudo a seguir trata do esporte como conteúdo da Educação Física escolar, sendo este um fenômeno social que é abrangente em todas as relações sociais da população. O trabalho tem como objetivo analisar propostas de ensino dos autores Elenor Kunz e Sávio Assis com as propostas do Referencial Curricular Lições do Rio Grande, através das categorias de análise: objetivo da Educação Física Escolar, críticas ao esporte, conceito do esporte, objetivo do esporte na escola e metodologia de ensino dos esportes. Logo, realizar um diálogo com a produção do conhecimento com base nas categorias levantadas pelas bibliografias. Primeiramente, é levantado um pequeno histórico da produção do conhecimento em Educação Física e esporte. Segue com as abordagens pedagógicas da Educação Física escolar, trazendo também um pouco da disciplina ao longo do século XX, e como ela se apresenta na escola, através do esporte de alta competição e de rendimento, mostrando o esporte e suas representações sociais e o porquê do esporte ser escolarizado. Em seguida é feito o diálogo com as obras dos autores e o Referencial Curricular através das categorias de análise, concluindo com o levantamento da relação dos trabalhos expostos, para que o leitor “visualize” a importância e a perspectiva de associar propostas de ensino dos esportes de diferentes formas possíveis, com fim de adequá-lo à realidade de cada comunidade participante do fenômeno esportivo juntamente com a escola.pt-BREducação físicaEsporteEnsinoConhecimentoEducação física escolarCiências da SaúdeO esporte na educação física escolar: uma compreensão da produção do conhecimentoMonografia