Santos, Emanuel dos2022-01-032021-12-162022-01-032021-12-30https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/a616d30e-a98a-4e8f-b5fa-2e21c3be49be63 f.O presente trabalho apresenta uma discussão referente à ética postulada por Lacan no seminário 7 - Ética da Psicanálise e sua possível contribuição para o campo educacional, especificamente no que se refere ao sujeito docente. Desse modo, nossa intenção parte do pressuposto de que a instituição escolar contemporânea atravessa uma crise, o profissional da educação enquanto figura legítima desse espaço é afetado de maneira direta. Com isso, sua responsabilidade com seu fazer fica suspensa. Pela vertente da ética psicanalítica, que presume um afastamento da moralidade e do bem comum, podemos desdobrar o tema a fim de pensar o desejo, o lugar e a responsabilidade do sujeito docente perante a especificidade do seu trabalho. Por isso, apostamos no movimento psicanalítico com a intenção de dar protagonismo ao sujeito de desejo singular.pt-BRCiências Humanas.Psicologia.Ética.Psicanálise.Educação.Docência.Desejo.Responsabilidade.Ética da psicanálise e educação: um diálogo possível?Monografia