Andretta, Tainá2019-03-0120182019-03-012019-03-01https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/a746b68d-f296-4485-be07-b16241de546c28 f.A Educação Infantil é um espaço de possível atuação para os professores de Educação Física, mesmo assim, muitos estudos mostram que há poucas pesquisas relacionadas a esta etapa educacional. Nessa linha, pouco se sabe sobre os materiais que os docentes utilizam como auxílio em suas atuações profissionais. Neste contexto, o objetivo desta investigação consiste em identificar quais as fontes de suporte que os professores de Educação Física, atuantes na Educação Infantil, utilizam para definir os conteúdos a serem tematizados em suas aulas. Para tanto, pauta-se numa abordagem qualitativa. Mais precisamente, trata-se de um estudo descritivo, com a utilização de um questionário com questões abertas para o levantamento dos dados. Após realizar um mapeamento das escolas de Educação Infantil de uma cidade da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, seis professores responderam o referido instrumento. Os resultados indicam que as principais fontes de suporte utilizadas pelos professores são os documentos da escola, livros relacionados à Educação Física na Educação Infantil e a internet. Para a maioria dos docentes, a formação inicial garantiu condições efetivas para desenvolver o ensino com a Educação Infantil. Além disso, os professores declaram abordar uma pluralidade de temas nesta etapa do ensino, oportunizando diferentes experiências aos alunos, respeitando o direito de aprendizagem dos mesmos.pt-BRCiências da saúdeEducação físicaEducação InfantilPlanejamentoFontes de suporteEducação física na educação infantil: uma análise das fontes de constituição dos planejamentos das aulasMonografia