Thalheimer, Fernanda2021-12-272021-12-162021-12-272021-12-27https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/aa345707-4953-44a9-a373-f26195634a9b65 f.A contabilidade gerencial nos tempos atuais é de suma importância dentro das organizações, pois busca por intermédio de seus procedimentos fornecer informações para ajudar no processo de gestão e de tomada de decisão. Ela utiliza os instrumentos e métodos da contabilidade de custos no contexto da elaboração das informações e indicadores gerenciais. A contabilidade de custos também auxilia na orientação dos gestores em suas decisões com base nos dados que ela produz, é possível que a administração possa determinar o caminho mais viável para o seu negócio sem prejudicar a situação financeira da empresa. É neste contexto que o estudo investiga a forma como a gestão de custos, preços e resultados pode contribuir com informações relevantes no gerenciamento de uma empresa de pequeno porte diante do processo de tomada de decisão. O objetivo é estruturar um sistema de custos, preços e resultados para a empresa, com o propósito de instrumentalizar os gestores diante do processo de gerenciamento. Foi utilizada a metodologia cientifica no delineamento do estudo, classificando a pesquisa como aplicada e descritiva, e no que se refere ao seu objetivo, com a abordagem do problema de forma qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de dois instrumentos: entrevistas não estruturadas aos sócios da empresa e a observação. Desta forma, foi mapeado todos os processos de comercialização e de prestação de serviços da empresa, apurados os custos de comercialização e dos serviços, estruturado um modelo de precificação dos produtos e serviços, e apresentado os indicadores gerenciais de custos, preços e resultados para orientar os gestores de empresa. Constatou-se no estudo que a empresa precisa alterar sua formação dos preços de venda para melhorar ainda mais o seu faturamento. Conclui-se que se a empresa for gerenciada de forma profissional a partir dos indicadores contábeis gerenciais, tem espaço para um maior crescimento no mercado, trazendo mais rentabilidade e lucratividade.pt-BRCiências sociais aplicadas.Ciências contábeis.Custos.Preços.Resultados.Tomada de decisão.Mark up.Gestão de custos, preços e resultados: um estudo em uma empresa comercial e de serviçosMonografia