Maroski, Marcelo Wachter2019-01-0420182019-01-042019-01-04https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/aab750e4-4c15-4293-a91d-556943bf6a4d28 f.O presente artigo foi desenvolvido como trabalho de conclusão do curso de Matemática – Licenciatura da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), com o objetivo de investigar como o docente, ainda que em processo de formação inicial, percebe as possibilidades oferecidas pelas ferramentas do software GeoGebra. Para a coleta dos dados empíricos, recorreu-se à colaboração de uma acadêmica do curso de Matemática – Licenciatura da UNIJUÍ, solicitando que ela representasse no GeoGebra algumas situações que consideravam o tratamento dado aos vetores pela Geometria Analítica. Para a análise dos dados coletados, utilizou-se, principalmente, a Teoria das Affordances, apresentada por Gibson (1986), procurando demonstrar que os seus elementos, associados aos conhecimentos profissionais do professor de Matemática, de acordo com as ideias de autores como Mishra e Koehler (2006), Olofson, Swallow e Neumann (2016) e Palis (2010), possuem grande relevância em uma proposta de ensino que considera a utilização de recursos tecnológicos digitais, permitindo, assim, que o docente utilize de forma adequada a tecnologia a sua disposição.pt-BRCiências exatas e da terraMatemáticaMatemáticaTPACKFerramentas DigitaisGeometria analíticaA Teoria das Affordances como ferramenta de análise para uma proposta de ensino de vetores utilizando o software GeoGebraMonografia