Dillmann, Cristiane2015-11-2520152015-11-252015-11-25https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/aae46b8c-e3d0-4cc6-ac8f-554c895b486522 f.Considerando a relevância das relações internas e do comprometimento das pessoas para que as organizações obtenham êxito em suas atividades o presente trabalho realizou um diagnóstico de endomarketing de uma Cooperativa Agropecuária de Santo Cristo – RS. Para o desenvolvimento do estudo, através do referencia teórico foi elaborado um questionário estruturado aplicado a 60 colaboradores da Cooperativa. A pesquisa foi utilizada para avaliar a percepção das pessoas sobre as praticas adotadas pela organização considerando as dimensões de Coordenação, Custo, Companhia e Comunicação. Os resultados destacam a boa imagem que os colaboradores possuem da Cooperativa. As principais fragilidades estão concentradas nos aspectos relacionados com a remuneração e a comunicação organizacional. O instrumento apresentado contribui para avaliar o marketing interno de organizações cooperativas, servindo de subsídios para a implantação de programas abordando este tema.pt-BRCiências Sociais AplicadasGestão de cooperativasMarketing internoEndomarketingCooperativaSatisfaçãoEndomarketing como ferramenta de valorização dos colaboradores da Cooperativa Mista São Luiz Ltda – Coopermil Unidade De Santo Cristo – RSArtigo