Bieger, Glaucia Regina2013-05-0720122013-05-072013-05-07https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/ab57fdf6-2044-4a15-ad94-68fea9a15e7822 f.O presente artigo se constituiua partir de uma pesquisa qualitativa que se faz considerando uma análise documental e tem como objetivo, problematizar e discutir o ensino da matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir deum levantamento e análisedos entendimentos, das proposições, das considerações e das possíveis contribuições apresentadas pelos pesquisadores em produçõesde anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), no período de 2004 a 2010. Foram selecionados artigos, entreComunicações Científicas e Relatos de Experiência que continham no título e nas palavras - chave os descritores ensino de matemática ou matemática, os artigos são relacionados háanos iniciais.As análises se estabelecem com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997, 2001)e discussões apresentadas por autores como D’Ambrosio (1986, 2003), Fiorentini (1995, 2001), Danyluk (2002),entre outros que tratamdo ensino da matemática nas referidas anos do Ensino Fundamental. As análises se fazem considerando as metodologias e os recursos usados no ensino de matemática e os conteúdos/conceitos de matemática abordados nas produções selecionadas. A pesquisa pode contribuir no processo de formação dos professores, pois se configura como uma possibilidade de reflexão, capaz de promover um novo olhar para o ensino da matemática.pt-BREnsino de matemáticaMatemáticaAnos iniciais do ensino fundamentalEncontro Nacional de Educação MatemáticaCiências Exatas e da TerraA matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: ideias e entendimentos apresentados nos anais do encontro nacional de educação matemáticaMonografia