Aimi, Valdemar Junior2012-01-3120112012-01-312012-01-31https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/ac98d669-e041-4c61-a680-da8bb99b741b21 f.Este trabalho tem como objetivo verificar e identificar os fatores que influenciam a lealdade e a fidelidade dos associados da Coopermil, unidade de Cinqüentenário interior de Tuparendi (RS). Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa exploratória, devido o estudo ser realizado em uma área na qual existe pouco conhecimento acumulado e sistematizado, e pesquisa descritiva porque tratou da exposição de características de determinados associados. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas, aplicado diretamente aos sujeitos implicados no estudo. A coleta foi realizada nos meses de agosto a novembro de 2011, onde foram entrevistados vinte e dois associados. Os associados envolvidos neste estudo, foram escolhidos pelo método da acessibilidade e da conveniência de forma que representasse os diferentes perfis de produtores. A partir da análise dos questionários pode se construir um diagnóstico do perfil dos associados e verificar ações que podem contribuir para o fortalecimento da fidelidade. Pode se concluir através do estudo que a maioria dos associados entrevistados confia nos produtos e serviços que são oferecidos pela cooperativa, onde também a maioria dos associados entrevistados além de confiarem nos produtos e serviços estão satisfeitos com a qualidade dos mesmos. Constatou-se ainda que a Cooperativa precisa definir objetivos que orientem suas ações do plano de marketing. Para isso necessita em primeiro momento definir o que deseja alcançar, ou seja, precisam saber quais são seus objetivos.pt-BRFidelidadeCooperativaEstratégiaMarketingAssociadosFidelidade e lealdade: uma relação dos cooperados com sua cooperativa: o caso da Coopermil unidade de CinquentenarioMonografia