Arones, Cristina Cavaleiro2017-07-2520162017-07-252017-07-25https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/b0e51116-8e3d-4db8-b025-759d4f6cb38b36 f.O presente trabalho retoma fatos históricos que mudaram a vida de pessoas com necessidades especiais no mundo, trazendo reflexos também no Brasil. No Brasil, a legislação é explícita quanto à inclusão das pessoas com necessidades especiais nas escolas de ensino regular, o que implica acolher e matricular a todos, independentemente de suas necessidades ou diferenças, proporcionando o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como complemento e/ou suplemento ao ensino regular, oportunizando a esses sujeitos o seu desenvolvimento integral e pleno. Nesse sentido, o presente estudo buscou primeiramente apresentar um enfoque histórico da educação especial quanto às políticas publicas; em seguida uma reflexão à respeito das salas de recursos multifuncionais, ou o Atendimento Educacional Especializado, e algumas observações quanto ao seu funcionamento e, por fim, buscou-se refletir sobre o papel da educação especial na inclusão. Assim, questões que orientaram este estudo foram: de que maneira a educação especial auxilia os alunos com necessidades especiais? Quem pode trabalhar no AEE e qual a formação exigida? Qual é público alvo? Ao responder a essas questões, fomos a campo entrevistar os professores que estão trabalhando em espaços voltados à educação especial para analisar, a partir da legislação, o que esta sendo colocado em prática.pt-BREducaçãoPedagogiaEnsino RegularInclusão EscolarInclusão e seus desafiosTCC