Bigolin, Áurea2021-04-282020-05-072021-04-282021-04-28https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/b4563a23-3e48-4bfc-b24d-54027eaf3ea2137 f.O objetivo desta dissertação foi compreender as sentidos e significados desencadeados nos professores e alunos a partir de uma proposta pedagógica ressignificada das Olimpíadas Escolares de Ijuí/RS, em uma perspectiva de formação humana, a partir das práticas corporais de futsal na grama e de aventura na natureza, ambas integradas ao processo formativo escolar. É uma pesquisa descritiva com delineamento de estudo de campo, de abordagem qualitativa, cujos sujeitos são alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental e professores de educação física de escolas municipais de Ijuí, que participaram das Olimpíadas Escolares - edição 2019, nas modalidades de futsal na grama e práticas corporais de aventura na natureza. As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas anualmente pela Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí/RS, coordenada por 03 professores de educação física nomeados, e com a colaboração dos demais professores de educação física das redes públicas municipais e estaduais deste município que atuam diretamente nas escolas. Os dados foram coletados através de entrevistas, observações, diário de campo, registros fotográficos e filmagens. Os resultados obtidos com os sujeitos desta investigação evidenciaram a importância de se dar oportunidade de participação a todos os alunos em competições escolares como parte do processo de aprendizagem constituído ao longo das aulas de educação física. Foi possível também ter uma visão do que alunos e professores pensam e sentem a respeito das oportunidades de vivência de práticas corporais que não tenham como o único objetivo a competição, utilizando-a como uma excelente possibilidade didático-pedagógica para a educação e formação humana. A maioria dos entrevistados verbalizou durante a pesquisa que as Olimpíadas Escolares dão oportunidade para que todos os alunos possam participar independente de suas capacidades e habilidades motoras, produzindo sentidos e significados positivos com relação à oportunidade de participação, valorização, integração, cooperação, respeito às diferenças, empoderamento, bem estar e satisfação pessoal; aspectos importantes para a constituição de seres humanos cada vez “mais humanos”. Assim, o grande desafio nas competições estudantis, é construir um formato que se desvincule, o quanto for possível, de um modelo institucionalizado, visando fomentar os efeitos positivos e evitar os efeitos negativos que a competição pode gerar em crianças e jovens, e aumentar a participação dos alunos numa gama maior de práticas corporais presentes no contexto escolar e na sociedade.pt-BRCiências da saúde.Ijuí.Educação física.Olimpíadas escolares.Esporte escolar.Prática corporal na natureza.Olimpíadas escolares no município de Ijuí/RS: uma prática pedagógica ressignificada na perspectiva da formação humanaDissertação