Dadalt, André Piccinini2015-12-0720152015-12-072015-12-07https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/b4b828c4-0b1d-4194-ad5f-0e25d20433ed51 f.O trabalho a seguir buscou mapear e identificar como ocorrem as relações entre os participantes da cadeia do setor elétrico do mercado de reposição automotiva do Rio Grande do Sul. A partir de entrevistas com os participantes do mercado estudado buscou-se um desenho das estratégias adotadas e sugestões de procedimentos para um eficiente marketing de relacionamento dentro desta cadeia de mercado. A intenção deste estudo foi o de identificar de que forma o marketing de relacionamento pode auxiliar no estreitamento das relações entre fabricantes, sua cadeia de distribuição e aplicadores de seus produtos. Visualizou-se e sugeriu-se ações que possam contribuir para potencializar as relações estabelecidas no segmento junto aos diferentes canais e participantes do mercado. Tais sugestões, que vão desde a assiduidade de visitas junto a distribuidores na primeira etapa da cadeia de distribuição até visitas junto aos aplicadores dos produtos, foram extraídas do material utilizado como embasamento teórico e de práticas conhecidas de outros segmentos mediante a realidade constatada junto ao mercado pelo pesquisador. Este também utilizou um questionário como roteiro nas entrevistas realizadas e de sua vivência junto ao mercado alvo de estudo. O estudo demonstra que o marketing de relacionamento pode influenciar nas relações entre fabricantes, distribuidores, varejistas e aplicadores de uma forma positiva, dependendo das condições de como o marketing de relacionamento é executado e aplicado.pt-BRCiências Sociais AplicadasGestão estrátegicaGestão de vendasRepresentação comercialMarketing de relacionamentoCanais de distribuiçãoReposição automotiva elétricaAções de relacionamento com clientesMarketing de relacionamento nos diferentes canais participantes da cadeia do setor elétrico do mercado de reposição automotiva do Rio Grande Do SulTCC