Silva, Michele Vargas da2013-08-2920132013-08-292013-08-29https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/b4e4a2b8-b603-4a40-afe6-a7403cfabbc740 f.A pesquisa tratou da violência doméstica e suas evidências no cotidiano escolar. Sua contribuição para a formação do pedagogo situa-se no campo da atenção aos indícios da violência e às medidas de proteção. O campo empírico da pesquisa foi o cotidiano escolar em uma escola pública municipal de Ijuí/RS e o acompanhamento de dados junto ao Conselho Tutelar. Foi estabelecida relação entre os aspectos teóricos e a realidade vivida, com base nos autores Mariza Alberton, Viviane Nogueira Guerra, Maria Amélia Azevedo e Paulo Freire. A investigação bibliográfica sobre conceitos, causas e efeitos da violência intrafamiliar com crianças, apontam aos professores possibilidades de reflexão, de compreensão, apoio e de orientação às crianças vítimas de violência. Os resultados obtidos mostram que historicamente a violência contra crianças não é recente, ela manifesta-se através de diversos tipos de agressões de acordo com os contextos vividos e chamam a atenção ao papel da escola e dos professores na constatação e encaminhamentos do problema, considerando as inúmeras consequências às vitimas deixando profundas marcas e interferências nas aprendizagens escolares.pt-BRFamíliaCriançaViolênciaAprendizagemPedagogiaCiências humanasA violência doméstica contra crianças: histórias e contextosMonografia