Cervi, Cleber2012-08-1720122012-08-172012-08-17https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/b54412d5-3e4d-4729-bf41-5691c64fc54522 f.Este artigo buscou evidenciar as práticas de endomarketing vivenciadas por uma Instituição de Ensino Superior – IES, do Rio Grande do Sul. Ao implementar um programa de endomarketing é necessário bastante esforço da alta administração e dos setores envolvidos, já que facilmente seu foco é desviado detendo-se em questões mais simples que, por mais importantes que sejam, não trarão grandes resultados e uma continuidade consistente. Através de entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelo programa de endomarketing da instituição buscou-se analisar as práticas de endomarketing em relação ao modelo teórico proposto por Berry e Parasuraman (1992). Defende-se neste trabalho que para que um programa de endomarketing tenha êxito é fundamental, em primeiro lugar, um constante alinhamento entre a alta administração (níveis hierárquicos maiores) e, depois, buscar alinhar suas visões com os demais níveis hierárquicos. É importante destacar com isso, que endomarketing não é legitimado por seus métodos, mas por seu propósito (GRÖNROOS, 2009).pt-BREndomarketingCliente internoAlinhamento estratégicoGestão empresarialAfinal, o que é endomarketing? : estudo das estratégias de endomarketing utilizadas pela UNIJUÍMonografia