Moresco, Andréia Cristiane Zanoso2019-04-0420182019-04-042019-04-04https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/b56da682-e5bc-423d-931b-48243c61aa1a31 f.O artigo teve como objetivo geral identificar o perfil comportamental dominante em gestoras de uma rede de lojas do comércio de vestuário e acessórios femininos de Ijuí-RS.Trata-se de uma pesquisa descritiva, a partir da aplicação da ferramenta DISC e posterior realização de três sessões de coaching com as três gestoras. Quanto ao perfil, duas gestoras já possuem o Perfil Dominância, sendo este com mais características alinhadas com gestão. Este resultado, não permitiu muitos pontos a desenvolver, porém mesmo com uma quantidade reduzida de sessões, foi possível construir um bom trabalho onde foram concretizadas ações, dentre elas a montagem de uma biblioteca dentro da Empresa objetivando desenvolver as colaboradoras como um todo. Na gestora com o Perfil Influência, surgiram dificuldades principalmente para realizar as sessões, demonstrando uma das características negativas deste perfil, a procrastinação, o deixar para depois, situação observada para trabalhar. Findando a pesquisa é possível afirmar que, sim o coaching pode (e deve!) ser usado como ferramenta de desenvolvimento de lideranças e possui, pelos seus métodos, eficácia permitindo o crescimento não só do gestor, mas também da equipe como um todo. Deve-se ressaltar ainda que o Perfil Dominância é o melhor para coordenar equipes.pt-BRCiências sociais aplicadas.Liderança.Perfil comportamental.Desenvolvimento.Conhecendo e construindo o perfil do lider ideal: um estudo com gestoras de uma rede de lojas do vestuário da região Noroeste do RSTCC