Jaeschke, Juliana2012-05-1720112012-05-172012-05-17https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/b5df9160-ec83-4aa8-8b4a-47365031d3df22 f.Este artigo teve como objetivo propor a utilização do mentoring como metodologia de desenvolvimento profissional e pessoal dos jovens da Geração Y. Buscou-se identificar os principais benefícios que o mentoring proporciona a seus mentorados e as mais relevantes características e os desejos profissionais destes jovens, a mais nova força de trabalho das empresas. A investigação realizada foi qualiquantitativa e descritiva, utilizando como procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica e de campo, de levantamento e de grupos de discussão, com intuito de descobrir qual a visão, os desejos e as preferências dos jovens em relação a sua vida pessoal e suas carreiras, levando em conta: profissão, mentores e líderes, e os relacionamentos entre os pares de negócios. Os resultados da pesquisa empírica revelaram que os jovens Y desejam ter um mentor, pois sentem-se mais bem preparados para o mercado de trabalho contando com o apoio das funções de carreira e psicossociais do mentoring, tendo ainda muitos de seus desejos profissionais e pessoais alcançados através do acompanhamento pessoal do mentor. Estudos futuros tratando das experiências de jovens Y com seus mentores enriqueceriam ainda mais o entendimento dos benefícios do mentoring como metodologia de desenvolvimento profissional e pessoal desta geração.pt-BRAprendizagem OrganizacionalMentoringGeração YDesenvolvimento Profissional,Mentoring e geração y: uma metodologia para o desenvolvimento profissional e pessoalMonografia