Lechner, Eduarda2020-10-152020-08-042020-10-152020-10-15https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/b68757e4-670c-403f-a28c-3c83cec102bd59 f.O presente estudo refere-se à construção do trabalho final do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Unijuí, e tem como tema: A Educação (Brasileira) Em Tuparendi - RS Antes e Depois da virada do Século: Percepções de Professoras. O objetivo principal dele é refletir sobre as mudanças educacionais do final do século XX e início do século XXI, com o propósito de, entender os efeitos delas sobre professores, alunos e todo o sistema educacional, tendo como enfoque a educação no Município de Tuparendi, situado no Rio Grande do Sul. Para a investigação, compreende-se, que seja necessária uma busca por toda a história do Brasil, e do município, a fim de, situar como foi se construindo as atuais políticas públicas educacionais, que são à base de toda a nossa educação, e são primordiais para um bom desenvolvimento e progresso do país. Mas, a investigação maior se dará com base nas entrevistas com seis professoras da rede municipal de ensino, dado que, é pelas falas das mesmas que poderá ser compreendido como as mudanças ao longo dos tempos modificou a forma de aprender e ensinar, assim, como os métodos e estratégias de educar. Para esta monografia, como embasamento teórico, utilizou-se, a Base Nacional Comum Curricular, Plano Nacional de Educação, Plano Municipal de Educação, além de leituras de livros, artigos e sites da internet, e também o uso de questionário para realização de entrevistas.pt-BRCiências humanasPedagogiaPolíticas educacionaisEducação de TuparendimudançasA educação (brasileira) em Tuparendi - RS antes e depois da virada do século: percepções de professorasMonografia