Bagetti, José Gilberto2013-10-2320132013-10-232013-10-23https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/b6c763b3-0ec5-42f6-80ac-51465021140276 f.No atual cenário socioeconômico, globalizado e competitivo, criar projetos, colocá-los em prática e sobre tudo promover a sobrevivência de empreendimentos é um grande desafio para os administradores. Neste sentido este trabalho tem como objetivo fomentar o espírito empreendedor, desenvolvendo no administrador as competências e habilidades necessárias a realização de projetos não só em beneficio próprio, mas também para a geração de emprego e renda, melhorando as condições de vida das pessoas, bem como, criando riqueza para a região e para o País. O empreendedor é um visionário que através de uma idéia ou necessidade identifica uma oportunidade e procura testá-la para verificar sua validade. Neste ponto entra uma ferramenta essencial para o administrador, o plano de negócio. Este processo permite ao empreendedor conhecer o mercado de atuação através da leitura de um cenário e possibilita planejar detalhadamente o negócio usando os processos gerenciais necessários. A oportunidade identificada refere-se à criação de uma empresa prestadora de serviços de manutenção em caminhões e ônibus na cidade de Ijuí/RS, e o plano de negócio proposto tem como objetivo geral responder se existe viabilidade econômica e financeira para este empreendimento. Para o alcance deste objetivo foi definido como objetivos específicos identificar e analisar a demanda por serviços específicos de manutenção no segmento de caminhões em Ijuí/RS, identificar os pontos fortes e fracos do empreendimento estruturado, verificar sua viabilidade econômica e financeira e propor sugestões para a instalação do mesmo. A presente pesquisa segue orientações de Vergara (2009), que a classifica quanto aos fins como sendo exploratória e descritiva e quanto aos meios como sendo pesquisa de campo, bibliográfica e estudo de caso. A primeira parte da pesquisa foi voltada para o levantamento bibliográfico, o qual buscou fundamentação teórica para assuntos como empreendedorismo, empreendedor e planos de negócios, dando um direcionamento para o trabalho. A segunda parte da pesquisa envolveu a pesquisa de campo, na qual foi aplicado um questionário a trinta pessoas proprietárias de caminhões que possibilitou conhecer o comportamento e as características dos possíveis clientes. Também foi realizada uma entrevista estruturada, com um roteiro de perguntas previamente elaborado a três gestores de empresas do segmento para conhecer a realidade do mercado. O tratamento e a análise dos dados foram feitas de forma qualitativa com a utilização da FOFA, e quantitativa com a formulação do plano financeiro do empreendimento proposto. A atividade em foco é a prestação de serviços de manutenção em caminhões e ônibus. Esses serviços são: borracharia, alinhamento, geometria e consertos em suspensão e a venda de peças e acessórios. O segmento está em crescimento, aquecido pelas safras recordes de grãos e o incentivo governamental na renovação da frota de caminhões. Além disto, verificou-se que existe uma demanda não atendida de forma satisfatória pelas empresas que atuam no mercado, onde destacam-se três pontos que podem ser considerados como oportunidades. Primeiro verificou-se que existem clientes não satisfeitos com a qualidade dos serviços disponibilizados pelas empresas do segmento. Segundo, clientes não satisfeitos com os horários de atendimento disponibilizados pelas empresas. E terceiro, a falta de uma estrutura que ofereça vários tipos de serviços de manutenção. No plano de negócio após a análise, detalhou-se passo a passo como a empresa deveria ser montada. Primeiramente definiu-se os serviços disponibilizados, que são: alinhamento de eixos, balanceamento de rodas, montagem e desmontagem de pneus, reparos em pneus, geometria e serviços em suspensão. Juntamente aos serviços, serão comercializados peças e acessórios correspondentes. Por segundo, definiu-se os equipamentos e a tecnologia a ser utilizada, bem como, o processo de produção do empreendimento. O próximo e terceiro passo foi montar a estrutura de pessoal, a qual terá 10 colaboradores, sendo um gestor, 02 borracheiros, 02 geometristas, 02 mecânicos de suspensão, 01 recepcionista, 01 auxiliar administrativo e 01 pessoa para serviços gerais. No quarto passo definiu-se a localização e a infraestrutura necessária para a implantação do negócio. A empresa será instalada na rodovia BR 285 Km 465 , em Ijuí/RS. O imóvel será alugado por 5 anos a um custo mensal de R$ 3.500,00. Este imóvel sofrerá adaptações na sua estrutura para se adequar ao projeto, esta adaptação terá um custo de R$ 10.000,00. O plano de marketing é o quinto passo do plano de negócio onde a ênfase foi nos compostos de marketing preço e promoção. No composto de marketing preço foram determinados os preços a serem praticados, sendo que, o valor da hora para mão de obra mecânica é de R$ 100,00, o valor da hora de alinhamento e geometria é de R$150,00, o balanceamento de roda é R$ 20,00 a unidade, e a montagem e desmontagem de pneus é R$ 20,00 a unidade. Para as mercadorias irá se trabalhar com uma margem de lucro em torno de 30%. Em relação à propaganda a empresa busca estimular e convencer os clientes a usufruírem os produtos e serviços através de estratégias de divulgação nos diversos meios de comunicação existente. O sexto passo do plano de negócio é o plano financeiro, que segundo Kuhn e Dama (2009) determinam os valores quantitativos do empreendimento proposto. Este plano financeiro apresentou como valor de investimento total inicial, R$ 262.790,99. Projetou um total de vendas no ano de R$ 652.800,00, considerando 60 % da capacidade instalada, e um fluxo líquido anual de caixa no valor de R$144.571,16. As técnicas de avaliação econômica apuraram uma lucratividade de 19,59% ao ano, uma rentabilidade de 48,67 % ao ano e um payback de 25,3 meses e uma taxa interna de retorno de 47,21% ao ano. Estes índices indicam viabilidade para implantação do negócio. Este estudo possibilitou a partir da execução do plano de negócio, testar uma oportunidade de negócio e também, fazer um resgate das disciplinas cursadas durante a graduação, bem como, vivenciar na prática os desafios do administrador, estimulando as habilidades e as competências necessárias na gestão de empresas.pt-BRPlano de negóciosAdministraçãoCiências Sociais AplicadasProposta de elaboração de um plano de négocios em Ijuí/RS: vip truck centerTCC