Antes, Tauana Pamela da Silva2020-04-1620192020-04-162020-04-16https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/b6f0742d-94fc-4e48-812a-4381bad20c0e34 f.O presente estudo aborda sobre os diferentes tipos de família que se constituíram com o passar das décadas. O vínculo e as diferenças que se estabelecem na relação escola e família, explicitando cada qual o seu papel e função. Para produção dos dados foram utilizadas técnicas de pesquisa, como: a escuta atenta de relatos de cinco crianças de 6 anos de idade. Elas, estudam no 1° ano da escola pública municipal na cidade de São Martinho RS. As questões foram: como entendem a palavra família, e o que representa em sua vida. Além disso, foram realizadas análises sobre os diferentes tipos de famílias que se tem constituído. Neste sentido, enfatiza a importância da participação da no desenvolvimento da criança, o compromisso da escola numa boa relação com a família e a comunidade onde está inserida. O objetivo é investigar os diferentes tipos de famílias e a relação dos pais na educação escolar de seus filhos para compreender a importância e a diferença que faz quando há relação entre elas. Como embasamento teórico, utilizou-se a Constituição Federal de 1988 e as Leis da Educação, de autores como Piaget: Vygotsky, Libânio e Sayão. Os resultados evidenciam que família é quem está ao seu redor, no convívio diário, com o afeto, respeito, o diálogo e o amor envolvido na base familiar que cada sujeito possui. Com a análise dos dados produzidos, aparece claramente quem está mais presente na vida da criança, ajudando e auxiliando nas necessidades e em seu desenvolvimento.pt-BRCiências HumanasPedagogiaCriançaEducaçãoEscolaA família em minha vida: a representação familiar no cotidiano escolarTCC