Matos, Geórgia Andréa2022-10-062022-07-222022-10-062022-10-06https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/b84233bc-3f49-436b-87f1-85aa289b157829 f.A pesquisa explora o gênero fanfiction como um fenômeno cultural e literário, analisando de que maneira ele pode e tem guiado crianças e adolescentes a se tornarem leitores. Aborda características do gênero, desde sua origem à influência na cultura popular até os dias atuais. Descreve a relação do gênero com a tecnologia e expõe como a fanfiction se insere nas práticas de letramento e multiletramentos. O tema é relacionado com o ensino, constatando que a BNCC o considera como um gênero textual digital, que contribui para a aprendizagem. Posteriormente, é proposta uma sequência didática para a disciplina de língua portuguesa, visando as habilidades e conteúdos de uma turma de 6º ano. Constatou-se que a fanfiction deve ser abordada em sala de aula, pois é uma forma de aproximar o universo do aluno com o aprendizado.pt-BRLinguística, letras e artes.Letras.Português-inglês.fanfiction.BNCC.formação de leitores.ensino.gêneros digitais.O gênero textual fanfiction e a formação de leitoresArtigo