Hansen, Rogério2018-10-2920182018-10-292018-10-29https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/b9067248-8042-4ac6-bedc-1d4f55cab69224 f.Em um universo cada vez mais competitivo, as regras dos negócios tendem a mudar de forma rápida e disruptiva. As organizações buscam inserir-se rapidamente em cenários mutantes e desafiadores onde os consumidores passam a ocupar um novo posicionamento na relação com as marcas. O presente estudo tem como objetivo fazer uma análise sobre a experiência de marca na era digital por meio de pesquisa bibliográfica complementada por uma pesquisa aplicada que obteve 99 respostas. O público em sua maioria é residente na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, composto em 51,5% pelo público feminino, entre 31 e 35 anos que por meio de questionário próprio relataram suas preferências e comportamento de consumo no que se refere a experiências positivas ou negativas na era digital. Os resultados apontam uma elevada consciência de consumo, onde não há fidelidade absoluta às marcas e que a qualidade é um fator de busca e experiência elevada com as marcas. Os resultados também comprovam a importância da rede de amigos e familiares na divulgação das experiências. Empresas que possuem uma comunicação clara e honesta são valorizadas e a cultura de colaboração e participação entre consumidores e marcas é o fator chave nesta nova era, onde o cliente é o protagonista.pt-BRCiências sociais aplicadas.Marketing.Brand Experience.Comportamento.Marcas.Consumidor.Brand experience: um estudo sobre a experiência de marca na era digitalTCC