Paz, Micheli da Silva2013-08-2920132013-08-292013-08-29https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/ba58a124-9155-4e12-89b2-6b116b6659b563 f.Esta pesquisa foi desenvolvida com objetivo de analisar como a Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC’s estão sendo usadas na educação por professores dos anos iniciais em algumas escolas da rede municipal de Ijuí e se os professores recebem apoio e formação para usar as TIC’s durante a prática em sala de aula, pois venho observando durante o decorrer do curso, em estágios, que todas as escolas possuem computadores com acesso à Internet, mas não via o seu uso por professores e alunos durante as aulas. Os professores precisam ter consciência da necessidade do uso das tecnologias, tornando o aprendizado mais dinâmico para ambos os lados, onde os alunos não recebem o aprendizado, ao contrário, o constroem de forma que não esquecem assim tão facilmente, apresentando a relevância da formação dos profissionais da educação para utilizar as TIC’s – no processo de ensino-aprendizagem, sendo assim, é apresentado algumas alternativas para a formação continuada docente que promova a inserção da TIC no cotidiano da escola. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, no qual buscou autores que abordam o uso das TIC’s na educação, sobre a necessidade da formação de professores para fazerem uso dessa ferramenta nas escolas e pesquisa de campo para saber a real situação do uso da tecnologia na educação.pt-BREducaçãoTecnologiaInformaçãoComunicaçãoProfessoresPedagogiaCiências humanasO uso das tecnologias da comunicação e informação - TCI'S na educação "formação de professores para a mediação tecnológica na educação escolar"Monografia