Zampieri, Aline Maria2019-08-0720182019-08-072019-08-07https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/ba6ca3eb-b51b-4e57-a734-2f917137943f85 f.Esta pesquisa apresenta os desafios e as potencialidades enfrentadas na produção de dramatizações a partir de três obras literárias de autoria de Machado de Assis, a saber, os contos “A Cartomante”, “Uns Braços” e o romance “Dom Casmurro”. O estudo teve como objetivo identificar e analisar potencialidades e desafios de processo de ensino e aprendizagem decorrentes da produção e desenvolvimento de dramatização de obras literárias, bem como compreender de que maneira a dramatização pode reverberar em aprendizagem, por estudantes do ensino médio. Foram treze alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Bozano, de Bozano/RS que participaram do processo de pesquisa. A pesquisa constitui-se como qualitativa do tipo estudo de caso, com referencial em Lüdke e André (1986) e fazemos uso do diário de bordo (ZABALZA, 2004) como instrumento de materialização dos discursos provenientes dos alunos e da professora pesquisadora. A Análise do Discurso (AD) de vertente francesa (Pêcheux) serviu de base teórico-metodológica; autores da perspectiva histórico-cultural e autores da Literatura ancoram teoricamente na realização das análises. Para este processo, foram elencados quatro recortes discursivos, onde apresentava-se recorrência de discursos: a) Relação entre a dramatização e aprendizagem, b) Linguagem, c) Localização histórica e temporal e ainda d) imagens advindas das apresentações. A partir dessa recorrência de discursos, percebemos que neles emergem o entendimento de conceitos literários, aproximação com a arte literária, melhora na escrita e na socialização dentro e fora da escola. Os resultados da pesquisa apontam indícios relevantes acerca da dramatização, como estratégia importante para o processo de leitura, escrita, criatividade e internalização de aprendizagens com produção de sentidos e significados. Esse processo nos permitiu perceber que se constitui em estratégia importante para a construção do conhecimento escolar; possibilitou também compreender como os discursos oriundos dos estudantes nos constituem como professores implicados no processo de ensino e aprendizagem literária.pt-BREducação nas CiênciasAnálise do DiscursoArte literáriaCurrículo escolarLeituraLinguagem LiteráriaA dramatização como estratégia de ensino e aprendizagem de obras literárias brasileirasDissertação