Dela Vechia, Marieli Ullrich2018-08-2220172018-08-222018-08-22https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/bc49cde6-3dbe-461a-99de-72c2f00b4d1140 f.Esse trabalho tem como tema o Abandono Docente onde que a partir deste introduzir e investigar sete professores da área na região do noroeste do estado. Onde meu método de pesquisa será a partir de um estudo de caso, descritivo, oral, verbal, o formato é o levantamento de dados, realizando questionários onde citado dados pessoais (idade, profissão, nível de escolaridade, gênero, estado civil, local de residência, nacionalidade, agregado familiar, conversando com o profissional. Podendo entender o principal motivo desse abandono no decorrer da carreira. Sendo que o abandono não precisa ser necessariamente o afastamento da escola, mas sim a falta de motivação de planejar as aulas, de buscar novos conceitos, novos conhecimentos para passar em sala de aula tanto na prática como na teoria. Assim, a Educação Física tem como principais funções interligar movimento com a expressão corporal, desenvolver as emoções e a capacidade cognitiva, baseando-se numa metodologia preferencialmente lúdica. No entanto, percebi que no fim da minha formação pude observar diferentes formas de abandono docente, sendo eles afastando- se da escola ou até mesmo continuando, mas desmotivados. Considero que ao terminar está minha pesquisa, percebi que muitos professores estão na fase de abandono docente, mas que não tem conhecimento do assunto em relação ao abandono, percebe-se que os professores estão muito desmotivados e exaustivos em relação ao ser professor, desencadeando a partir deste o abandono docente no decorrer da sua carreira.pt-BRCiências da saúdeEducação FísicaEducação físicaEnsino/aprendizagemExaustãoAbandono docente dos professores de educação física na rede estadual e municipal de ensino: um estudo de casoMonografia