Reis, Debora Eduarda2012-07-2420112012-07-242012-07-24https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/bc9a41dc-cb38-4042-a235-221cf5e6d7c022 f.O propósito em desenvolver um estudo focado no consumidor de terceira idade decorre da previsão de intenso crescimento deste público nos próximos anos, originando um mercado com necessidades específicas e com poder de compra capaz de atrair a atenção de empresas de diversos setores. Diante disso, o presente estudo objetiva avaliar o processo decisório de compra de moda de vestuário deste segmento, com o intuito de contribuir com pesquisas que foquem este grupo de consumidores. Quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva. Na fase exploratória utilizou-se de pesquisa bibliográfica e de grupos de foco realizados em dois bairros do Município de Três Passos, onde se discutiu acerca de vestuário e moda. Na etapa descritiva aplicou-se um questionário que contempla as cinco etapas do processo decisório de compra e a caracterização do entrevistado. Este instrumento de coleta de dados foi aplicado a uma amostra não probabilística por conveniência de 122 pessoas com mais de 60 anos. A partir das análises feitas percebeu-se que os idosos entrevistados possuem estilo próprio, não demonstram muita ousadia e preocupação em estar na moda e estão propensos a comprar somente quando necessário. Possuem baixa atitude de busca de informações a respeito dos produtos que desejam adquirir, tendem a não valorizar muito as marcas e primam pela sinceridade dos vendedores. Este segmento demonstra fidelidade às lojas e gostam de comprar naquelas que trabalham com uma grande variedade de produtos e pagam.pt-BRProcesso decisório de compraModaVestuárioTerceira idadeGestão empresarialO processo decisório de compra de moda de vestuário da terceira idadeMonografia