Wottrich, Suelen Cibeli2015-04-1720152015-04-172015-04-17https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/bcf2ec4f-23f9-4b7e-b0c3-a212145f842324 f.O presente artigo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa que objetiva compreender como a história da matemática, vista como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino e na aprendizagem de frações. Para tanto, traz como questão norteadora: como a história da matemática, entendida como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental?. As análises foram proporcionadas a partir do desenvolvimento de um planejamento de ensino, baseado no problema da medida vivenciado no Egito e evidenciado por Caraça (2002). Tendo como material empírico o planejamento, as transcrições e as anotações do diário de campo e as fotos tiradas dos materiais/registros produzidos pelos alunos. Com o intuito de analisar estes materiais a presente pesquisa apresenta duas unidades de análise, a primeira considerando a ideia da medida, e a segunda tratando da organização do conceito de fração a partir da história matemática das frações. Verificando, dessa maneira a potencialidade do recurso à história da matemática e também da investigação matemática, por constituírem um contexto em que o conceito matemático pode ser ressignificado.pt-BRCiências Exatas e da TerraMatemáticaHistória da matemáticaFraçõesInvestigação matemáticaHistória da matemática como um recurso metodológico no ensino de fraçãoArtigo