Costa, André da2015-10-0920142015-10-092015-10-09https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/bdf42445-1c55-4f85-b6c5-d5657552a3ab90 f.Este trabalho surgiu da necessidade de o público conhecer um pouco mais sobre as facetas usadas pelo telejornalismo brasileiro e gaúcho para obter aproximação e intimidade com o telespectador. Além disso, a especulação foi sobre os reais motivos de os telejornais estarem dando espaço para a voz da comunidade e assim, consequentemente, estarem adotando esse novo formato de fazer notícia, mais participativo e dinâmico, com uma interatividade maior em comparação com o formato antigo. O trabalho irá apresentar o telejornal Jornal do Almoço, do Grupo RBS TV, como foco de pesquisa. A análise se deterá na participação do telespectador no jornal, levando em consideração o espaço que ele dedica ao envio de sugestões e também críticas. O estudo pondera a hipótese de se realmente existe a questão da interatividade ou se o telejornal está usando apenas mais uma estratégia para alavancar os índices de audiência.pt-BRCiências Sociais AplicadasJornalismoComunicação SocialInteratividadeTelejornalTelejornalismo participativoTelespectadorLinguagemJornal do almoçoRBS TVDa ridigez à interatividade: novas formas de aproximação com o público após a queda da bancada no telejornalismoMonografia