Carloto, Géssica Sanabria2020-03-1120192020-03-112020-03-11https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/be6cf3b0-af1b-4be4-8538-244f20d777ed28 f.As empresas estão inseridas em um mercado competitivo, e para se manterem precisam ajustar seus custos. Neste sentido, é importante identificar os custos, principalmente os que mais impactam na sua produção de bens ou serviço, e com as informações obtidas, os gestores podem tomar decisões futuras e estabelecer suas metas e seus resultados. O objetivo do estudo consiste em analisar a estrutura de custos, preços e resultados em uma empresa de transportes rodoviários de cargas instrumentalizando o gestor no processo decisório. Baseado na pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, utilizando-se da análise documental e de entrevistas com os gestores para o levantamento dos dados, que posteriormente foram sistematizados em planilhas, analisados e comparado com a atual situação da organização. Os custos operacionais, que envolvem os custos fixos, tais como licenciamento dos veículos, taxas, seguros, rastreador, remuneração do motorista, depreciação e remuneração do capital, e os custos variáveis, como combustível, manutenção, pneus, pedágios, aduanas e seguro de cargas e os custos administrativos e financeiros. Os resultados apontam que os custos variáveis com 45,80%, são os que mais impactam no preço final, os custos fixos representam 33,29% e os custos administrativos e financeiros com 15,25. Desta forma, conclui-se que os custos varáveis são os que mais impactam no preço de venda, como também influenciam na margem gerada e na taxa de retorno esperada. Assim, verificou-se a importância da gestão de custos, preços e resultados para um melhor gerenciamento das empresas de transportes.pt-BRCiências sociais aplicadas.Gestão.Custos.Logísticos.Transportes rodoviários.Resultados.A relevância da analise de custos, volume e resultados na gestão de empresas de transportesArtigo