Corrêa, Elizabeth SaadBertocchi, Daniela2015-06-2420122015-06-242012https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/be91ac3a-ca1d-42db-8c16-55b426f7aeff15 f.A recente cena das redes digitais tem indicado com ênfase a atividade de curadoria e a própria figura do curador como saída ao problema da abundância informativa em rede. Argumentamos, contudo, que na atualidade a curadoria da informação em ambientes digitais tem se manifestado mais como um procedimento automático algorítmico que propriamente humano. Com base em na revisão da literatura, reiteramos entretanto que o processo curatorial configura-se como uma atividade inerente ao campo da Comunicação. O comunicador tem competências para assumir papéis de seleção, filtragem, agregação e, mais importante, remediação de conteúdos para partilha em rede, inclusive com auxílio de algoritmos.pt-BRCiências Sociais AplicadasPublicidade e PropagandaComunicação digitalCuradoria de informaçãoAlgoritmoPerfil do comunicadorO algoritmo curador: o papel do comunicador num cenário de curadoria algorítmica de informação