Kraus, Jessé Marcos2013-12-0220132013-12-022013-12-02https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/bf626cd0-d66e-4c2e-a239-2fe4e76563e620 f.O presente artigo tem por objetivo analisar como os licenciandos do Curso de Licenciatura em Matemática da UNIJUÍ (Ijuí/RS) consideram as metodologias de ensino e a metodologia através de projetos. Os dados foram obtidos com os alunos da disciplina de Modalidades Diferenciadas de Ensino da Matemática, que compõem o 6º semestre da grade curricular do Curso, a partir de um questionário e analisados, considerando os seguintes referenciais: OCEM (2006), DCEM (2012), PCN (1998) e outros documentos que traçam os novos paradigmas educacionais, e ainda, de acordo com Mello (2000), Spinelli (2011), Ricardo (2005) e Oliveira (2006). Identificamos duas unidades de análise: “As metodologias de ensino e os diferentes modos de aprender e ensinar matemática” e “A metodologia de Projetos: ideias de contexto e interdisciplinaridade”. Percebemos que a discussão das metodologias para ensinar e aprender matemática está fortemente presente no Curso, os licenciandos conhecem as metodologias de ensino, sabem quais são e onde encontrar nos Documentos Oficiais as orientações para uma determinada situação de ensino. No entanto, percebemos que existem alguns entendimentos diferenciados em relação aos conceitos de metodologias e de recursos para ensinar matemática. Portanto, os licenciandos caminham na direção das mudanças propostas pelos Documentos Oficiais, que redefinem o papel do professor e do aluno, na busca de maneiras diferenciadas de propor o ensino e a aprendizagem, através dos princípios da contextualização e da interdisciplinaridade.pt-BRProjeto de ensinoMetodologias de ensinoContextualizaçãoInterdisciplinaridadeMatemáticaCiências Exatas e da TerraO estudo das metodologias e dos projetos de ensino no curso de licenciatura em matemática da Unijuí/RSArtigo