Streicher, Andressa2014-06-0420132014-06-042014-06-04https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/bfb85c30-1266-4c47-9b48-45417e21794265 f.O surgimento de instrumentos que pudessem oferecer uma comunicação consistente, como o Rádio, o Jornal Impresso, a Revista e a Televisão, fez com que os meios de comunicação tradicionais se tornassem fundamentais a sociedade. As informações, distribuídas a uma grande massa de pessoas, são disseminadas prontas, bastando ao receptor apenas recebê-las. Com o advento da tecnologia, surgiram novos parâmetros de comunicação e informação. As mídias digitais, caracterizadas por apresentarem conteúdos distintos, constituíram informações diferenciadas, produzidas em abundância, possibilitando que o receptor busque o conteúdo de seu interesse. Esta pesquisa busca identificar como ocorre o gerenciamento dessas informações e o que de fato é absorvido e transformado em conhecimento. A partir disso, identificar se existe diferença entre o conhecimento produzido a partir do consumo de mídias tradicionais com o produzido a partir das mídias digitais. Desta forma, conseguimos observar uma (re)organização do conhecimento produzido na sociedade. A pesquisa caracteriza-se como exploratória com abordagem quantitativa. A partir de uma análise bibliográfica, foram aplicados questionários para identificar como a população recebe e processa a informação, transformando-a em conhecimento ou não. Aponta-se que o conhecimento adquirido pelas mídias digitais é diferente do conhecimento adquirido pelas mídias tradicionais, e muito disso deve-se ao próprio conteúdo, distinto, gerado por cada um dos meios.pt-BRCiências Sociais AplicadasComunicação SocialJornalismoMídias tradicionaisMídias digitaisConhecimentoOrganizaçãoMídias tradicionais e digitais: um estudo sobre a (re)organização do conhecimento pelos diferentes formatos de comunicaçãoMonografia