Cesa, Betina Angélica2016-11-0120162016-11-012016-11-01https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/c009750d-722f-42b6-a66b-3ff9053e90f063 f.Empreender é enxergar uma oportunidade, ou então uma boa ideia, e assumir o risco de colocá-la em prática, buscando sempre inovar. O empreendedorsimo é um assunto marcante para o mundo dos negócios. O presente trabalho tem por objetivo analisar o tema no âmbito da comunicação social, como alternativa conveniente para um universo de oportunidades. A combinação do tema agregado ao trabalho dos profissionais comunicadores remete a um futuro promissor e irreverente. A pesquisa centra os estudos no perfil de acadêmicos e egressos do Curso de Comunicação Social da Unijuí por meio de uma pesquisa qualitativa, que dá origem a três categorias de análise: empreendedores, freelancers e empregados, e mostra a relevância de incluir o tema nos ambientes acadêmicos e profissionais, a fim de despertar características empreendedoras presentes nestes perfis. A pesquisa aponta para a importância de trabalhar com princípios empreendedores para o futuro dos profissionais da comunicação e para uma economia em pleno desenvolvimento, já que o assunto é uma alavanca para a realização de negócios rentáveis e prósperos.pt-BRCiências Sociais AplicadasComunicação SocialJornalismoEmpreendedorismoComunicaçãoComunicador-empreendedorFreelancersEmpreendedorismo na comunicação: um mundo de oportunidadesMonografia