Candaten, Afrânio Piaia2013-02-0720132013-02-072013-02-07https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/c030810a-91cc-4254-805b-f9f1e5b03f4740 f.As manifestações agressivas e os atos de indisciplina nas escolas vêm adquirindo cada vez mais importância na sociedade brasileira, o que vem deixando os pais e professores preocupados com o frequente envolvimento dos alunos nas mais variadas formas de agressão aonde o ambiente escolar é diretamente afetado pela cultura presente na sociedade. Diante dos novos conceitos e da problemática real nas salas de aula, os conflitos interpessoais entre os alunos, acompanhei um grupo de crianças da 4ª série da Escola Municipal Machado de Assis do município de Vista Alegre – RS, observando as aulas de Educação Física diagnosticando o comportamento e após esse diagnóstico propus em conjunto com o professor de Educação Física a utilização de um plano de ensino voltado aos jogos cooperativos buscando contribuir para uma melhora do comportamento desses alunos.pt-BREducação físicaEscolaEducação física escolarAgressividadeIndisciplinaEnsino fundamentalJogos cooperativosDireitoCiências Sociais AplicadasEducação física escolar: jogos cooperativos como conteúdo para 4ª série do ensino fundamentalMonografia