Frizzo, Vanessa Tamara2015-06-1620142015-06-162015-06-16https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/c16ebfe5-eefb-4981-8bc2-d35deaee9d2277 f.Este trabalho respondeu a questão relacionada à análise da realidade e as perspectivas profissionais dos formandos em Administração- Câmpus Três Passos/RS, quanto à aquisição das competências necessárias aos administradores e a atual área de atuação, bem como a perspectiva dos mesmos na inserção do mercado de trabalho profissionalmente como administradores. Atualmente o mundo encontra-se em constante desenvolvimento, desta forma os profissionais que saem todos os anos das Universidades, devem se preparar para o mercado de trabalho de forma adequada, e por isso é muito importante criar perspectivas para encarar essa nova realidade. Para Coelho (1994) a formação dos profissionais deve ser inserida num contexto mais amplo e flexível, critica, rigorosa, solidamente fundamentada para o cultivo do raciocínio, da autonomia e da criatividade. Já Colom (2004, p. 149), diz que “A mudança na sociedade está tão instalada, que a única resposta possível é educar para a incerteza, porque as certezas são cada vez menos certas”. Os objetivos deste trabalho foram os de identificar o perfil biográfico, acadêmico e profissional dos acadêmicos participantes da pesquisa; Conhecer a percepção dos acadêmicos e da Coordenação do Curso de Administração quanto ao desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho durante a graduação; Analisar a realidade e a perspectiva profissional destes acadêmicos; Propor sugestões para estes acadêmicos visando contribuir com a carreira profissional e com o Projeto Pedagógico do Curso. A metodologia do ponto de vista de sua natureza consiste em uma pesquisa aplicada, pois envolve verdades e interesses locais, do ponto dos objetivos foi classificada em uma pesquisa exploratória e descritiva. Exploratória por ser provavelmente a primeira com este tema específico e na referida organização, já na pesquisa descritiva, buscou constatar quais as percepções, opiniões e sugestões dos entrevistados sobre o assunto, através de questionários aplicados aos acadêmicos. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos foi uma pesquisa documental, onde foram utilizados documentos descritivos da organização objeto de estudo, pesquisa de campo, onde através dos questionários respondidos pelos acadêmicos e o roteiro de entrevista aplicado a coordenadora do curso deu-se a analise quanti-qualitativa, e um estudo de caso, pois tratou-se de um estudo circunscrito a um setor da organização objeto de estudo, onde foi feita uma análise dentro da realidade atual. As analises aplicadas neste relatório, mostram que a maior parte dos entrevistados possui faixa etária entre 25 e 29 anos, o gênero não foi um fator que apresentou uma notável diferença, mesmo sendo a maior parte do gênero masculino, as mulheres estão se inserindo cada vez mais no mercado de trabalho atual, o que foi comprovado por um estudo do CFA. Os dados obtidos com esta pesquisa nos mostram que o curso de Administração na percepção da maioria dos acadêmicos participantes da pesquisa, A análise ainda nos mostra que a maior parte dos acadêmicos está inserida no mercado de trabalho na área administrativa, evidenciando 70% dos resultados obtidos. Dos respondentes 78% acreditam que o curso de Administração da UNIJUI prepara-os para a inserção profissional no mercado. Nesse sentido, quase com uma totalidade, ou seja, 92% acreditam ter adquirido as competências que um administrador deve obter durante a sua formação. Apesar de a categoria não apresentar um piso salarial, pouco mais da metade dos acadêmicos, 57%, veem a remuneração como satisfatória, e quanto a questão sobre a realização de uma pós-graduação 70%, ou seja, 26 acadêmicos acreditam ser importante. Na visão dos acadêmicos, quanto às perspectivas referentes ao futuro profissional, 35% pretendem montar seu próprio negócio, para as áreas afins de atuação dentro das organizações considera-se uma maior porcentagem para a área administrativa com 35% das respostas obtidas. Para a análise da expectativa ao ingressar no mercado de trabalho, pode-se perceber que não há uma disparidade muito alta entre as respostas obtidas, o que nos remete a crer que as três expectativas andam juntas e sobre a percepção dos graduandos com relação ao sentimento de preparação para o ingresso no mercado de trabalho, pode-se observar que 81% destes sentem-se preparados para atuar profissionalmente. Os resultados deste estudo atenderam de maneira positiva os objetivos, visto que foram analisadas as organizações, as competências necessárias aos administradores e o mercado de trabalho na realidade. Para o PPC do curso ficou nítido que o mesmo traz para os acadêmicos, ótimos resultados quanto ao ensino aprendizado, mas poderia incluir em seu regulamento a obrigatoriedade da aplicação de teoria com a prática dentro das organizações, através de estágios, para que os mesmos tivessem na totalidade uma percepção melhor da preparação para o ingresso no mercado de trabalho. A empresa Junior também poderia ser mais incentivada pelos professores dentro da sala de aula, pois visa uma integração com o acadêmico. A pós-graduação foi enfocada para que, a Universidade se detesse mais nesta questão, trazendo para dentro da sala de aula explicações sobre a importância do aprendizado continuo e a profissionalização em áreas afins de cada acadêmico. Assim chegou-se ao objetivo esperado, onde a análise da realidade e as perspectivas profissionais dos acadêmicos formandos do curso de Administração da UNIJUI Campus Três Passos-RS, foram percebidas de forma positiva, tanto para o curso, quanto para a acadêmica e pesquisadora deste. Uma vez realizado este estudo entende-se que o mesmo pode ser referência para análises futuras voltadas aos futuros Administradores.pt-BRCiências Sociais AplicadasAdministraçãoRealidadePerspectivasMercado de trabalhoCompetênciasAnálise da realidade e das perspectivas profissionais: o caso dos formandos em Administração da Unijuí câmpus Três Passos-RSTCC