Cigana, Maristela Daiana Cleveston2012-01-1120112012-01-112012-01-11https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/c209651a-ba91-4f14-b687-7f61f055ee7558 f.Este estudo de caso tem como base fundamental a análise das possibilidades de intervenção pedagógica em uma criança autista. Seu objetivo principal foi discutir e estabelecer qual programa educacional é mais apropriado para esta criança. Para isso foi escolhido três programas mais utilizado (ABA, TEACCH, e PECS), e para conhecer melhor o sujeito em estudo foi realizada uma anamnese com os pais, pesquisas sobre questões relevantes acerca do autismo, legislação, bem como o conhecimento do Sistema Educacional Especial de Ensino, onde foi realizada esta pesquisa. O resultado deste estudo de caso apontou que os métodos educacionais, embora com abordagem um pouco distintos fundamenta - se no mesmo propósito: um sistema a base de figuras visuais que buscam o desenvolvimento da linguagem e habilidades das crianças autistas. O sujeito autista em estudo abordado neste estudo de caso, conseguiu assimilar aos estímulos a ele lhe proporcionados através dos métodos utilizados direcionando ao educador a tarefa de avaliar o educando, buscando a melhor maneira de abordar estes métodos no sentido que estes possam aprimorar suas habilidades.pt-BREstudo de casoAutismoLegislaçãoProgramas educacionaisIntervenção pedagógicaPossibilidades de intervençãoDesafios e possibilidades escolares sobre autismo: estudo de caso na APAE de Ajuricaba-RSMonografia