Carvalho, Maiara Caroline Ritscher2017-07-2520162017-07-252017-07-25https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/c4104c8d-bbba-403f-ad2e-51281761478833 f.A presente pesquisa teve como objetivo analisar a literatura infantil no processo de alfabetização e letramento, partindo do que diz a teoria sobre utilizar o livro nesse processo não somente como um recurso didático, mas como um instrumento na construção do leitor nos Ciclo de Alfabetização, já que esse é momento em que a criança adentra no mundo da literatura. Após a pesquisa teórica, faz-se relação com a prática de uma turma de anos iniciais, onde foram feitas observações e intervenções, concretizando o que a teoria traz, que a literatura infantil é sim um instrumento essencial na formação do leitor, não somente ler com intuito pedagógico, mas ler por prazer, escutar histórias de formas lúdicas, também a importância da professora criar condições para boas leituras, incluindo-se aqui inúmeros fatores consideráveis nesse processo.pt-BREducaçãoPedagogiaalfabetizaçãoliteratura infantilleitorAlfabetizar letrando: contribuições da literatura InfantilTCC