Satur, Adelise Matiéle Höpner2012-08-2820112012-08-282012-08-28https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/c435d79d-1d05-4078-8bad-b351a2bc0aec67 f.Este trabalho é resultado de uma experiência de Estágio Supervisionado em Serviço Social realizado nas instituições Lar da Criança Henrique Liebich de Ijuí e no Programa de Acolhimento de Meninos e Meninas em Ijuí – Projeto Meninos e Meninas dos Olhos de Deus. Observou-se, no contexto em que estão inseridas estas instituições, que crianças e adolescentes são acolhidos por se encontrarem em situação de vulnerabilidade, expressada através de violência, pobreza, negligência, abandono, abuso e exploração sexual, consumo e tráfico de drogas, entre outros. Durante o período de acolhimento institucional dessas crianças e adolescentes, necessita-se trabalhar para que os direitos previstos no ECA sejam efetivados, considerando que em um período anterior ao acolhimento, eles não tinham acesso a tais direitos. Diante disso, este trabalho visou abordar, de forma mais específica, o processo de reinserção social de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente e os principais aspectos relativos a este processo, considerando a trajetória histórica-social da criança e do adolescente, bem como de suas famílias. Neste processo, pelo empenho da equipe técnica da instituição de acolhimento associado ao serviço prestado pela rede, de forma articulada viabiliza-se o resgate, o fortalecimento e/ou manutenção dos vínculos com a família em que a criança será inserida, seja a de origem, extensa ou a substituta. Considera-se ainda que no caso de adolescentes, existe um trabalho específico, com encaminhamento para cursos técnico-profissionalizantes e inserção dos mesmos no mercado de trabalho para eles se emancipem, pois a maioria das situações que envolvem adolescentes acolhidos por um extenso tempo na instituição apresenta esgotamento das alternativas de inserção em um ambiente familiar.pt-BRAcolhimento institucionalCriançaAdolescenteServiço socialO processo de reinserção social de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente: experiência vivenciada durante o período de estágio supervisionado em serviço socialMonografia