Carvalho, Larissa Camacho2016-08-2220152016-08-222016-08-22https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/c4f546b0-5a37-48a1-9454-f97ad2f8821025 f.O presente texto apresenta uma análise das práticas de leitura e escrita de jovens na contemporaneidade a partir de dois trabalhos (dissertação e tese) da autora. Analisando as práticas de leitura de jovens leitores fãs da obra O Senhor dos Anéis do autor inglês J. R. R. Tolkien e as práticas de escrita publicadas na internet denominadas fanfictions, conclui-se que os jovens, na atualidade, leem e escrevem muito e de diversificados modos compartilhando suas leituras com outros jovens fãs e publicando suas escritas que alcançam muitos países e jovens do mundo inteiro. No entanto, são práticas de leitura e escrita que ultrapassam o papel e o lápis, embora não prescindam deles, mas que se proliferam em outros meios como o computador e a internet e que, por vezes, faz parecer que o acesso dos jovens à leitura e a escrita encontra-se limitado a livros didáticos e paradidáticos. Buscando as raízes dessas transformações na história das práticas de leitura e escrita, é possível concluir que as modificações atuais fazem parte da longa história do livro, da leitura e escrita. Para além, os professores poderão perceber que seus jovens alunos são leitores e escritores, mas é necessário que nos questionemos que leituras encantam esses jovens que possuem uma intimidade ímpar com as novas tecnologias.pt-BRCiências HumanasHistóriaPráticas de leituraPráticas de escritaJovensFanfictionsPráticas de leitura e escrita & ensino: produções e saberes dos jovensArtigo