Baldissera, Tânia Raquel2019-03-0120182019-03-012019-03-01https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/c5de6489-b784-479e-8f48-a48f57ff564a54 f.Esta pesquisa tem por objetivo verificar os caminhos e desafios enfrentados por alunas do ensino médio e atletas amadoras para praticar o futsal nas escolas. Desta forma, propõe-se abordar as dificuldades enfrentadas pelas alunas e atletas desde o início da prática do futsal feminino até os dias atuais, enfatizando estas no espaço escolar. Portanto, foram elaborados dois questionários, sendo um destinado às alunas de ensino médio de uma escola do município de Ijuí e outro às atletas amadoras de futsal, acima de 19 anos, que atualmente estavam disputando um campeonato no município de Ijuí, identificando onde ocorreu a iniciação no futsal, caminhos percorridos e principais dificuldades. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e quantitativa. A análise dos dados foi realizada com estatística descritiva (distribuição de frequência relativa e absoluta). Como resultado da pesquisa, pode-se perceber que a maioria (83,3%) das alunas do ensino médio tem a iniciação ao futsal no espaço escolar, já a maioria (56%) das atletas amadoras começou a jogar futsal nas ruas. Com relação aos jogos de futsal, a maioria das meninas respondeu que as equipes eram mistas. Foi verificado que 36% das atletas amadoras e 80% das alunas do ensino médio, ao participarem do futsal feminino na escola, alegaram terem encontrado maior oposição ou preconceito por parte dos colegas do sexo oposto. Quanto ao incentivo por parte dos educadores, a grande maioria das atletas e das alunas são incentivadas pelos mesmos. Apesar da discriminação e preconceito ainda existentes, a prática do futsal feminino está recebendo incentivo para o avanço do esporte na categoria feminina.pt-BRCiências da saúdeEducação físicaMulher no esporteFutsal femininoEducação física escolarCaminhos e desafios enfrentados por alunas do ensino médio e atletas amadoras para praticar o futsal nas escolasMonografia