Leindecker, Jéssica de Lima2016-08-2220152016-08-222016-08-22https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/c634b5dc-1d7e-4634-b803-f04b544332c745 f.O presente trabalho tem como tema central a especificidade da tarefa escolar, e surgiu a partir da problematização dos desafios que são enfrentados hoje em dia nas escolas, portanto, reconhecer esse espaço e a sua finalidade faz-se necessário para que tenhamos elementos para refletir e analisar diversas situações que estão presentes nas escolas, como, por exemplo, o questionamento que vem sendo feito a respeito da importância e função da mesma, a ausência das famílias no processo de ensino/aprendizagem, a desvalorização dos profissionais de educação e etc. Esse trabalho objetiva fazer uma análise reflexiva dessas questões e compreender a educação como um processo de formação que humaniza a todos nós. Trata-se, desta forma, de um estudo realizado a partir de textos, livros que abordam questões referentes à educação e à tarefa escolar. Para fundamentação teórica, utilizou-se do constante diálogo com autores como: Fernando Savater, Roseli Fontana e Paulo Fensterseifer. O trabalho evidenciou a necessidade de haver uma intencionalidade na função da escola e também no trabalho desenvolvido pelos professores, com foco especial nos anos iniciais. A educação deve potencializar as capacidades mentais, intelectuais, que todos nós carregamos e ainda auxiliar no desenvolvimento social e cultural. Nesse sentindo expõe-se também a necessidade de tornar o aluno um sujeito ativo no seu processo de ensino/aprendizagem, utilizando-se de uma metodologia participativa, que vise à aquisição e compreensão do conhecimento.pt-BRCiências HumanasPedagogiaEscolaAlunoSujeitoConhecimentoEducação e formação: a especificidade da tarefa escolarTCC