Vargas, Tairone Girardon de2015-04-0220152015-04-022015-04-02https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/c66f5c1e-d35b-443e-a233-0f8108e21fd757 f.A história da Educação Física escolar brasileira foi marcada por dois grandes períodos. No primeiro período ela foi pautada inicialmente pela instituição médica e, na sequência, pelas instituições militar e esportiva, respectivamente. Já o segundo período foi marcado pelo denominado movimento renovador da Educação Física brasileira, iniciado na década de 80, o qual buscou elevar a Educação Física á condição de disciplina e não mais uma atividade exclusivamente prática. Em virtude do movimento renovador, anos mais tarde, a LDB 9394/96 determina que a Educação Física passe a ser uma disciplina e não mais uma atividade. No entanto, a Educação Física encontra dificuldades para consolidar seu status de disciplina, isso porque, as práticas docentes ainda são influenciadas por marcas de antes do movimento renovador. Nesse contexto, o presente estudo teve por objetivo realizar uma análise das percepções de uma professora de Educação Física de uma escola pública de Educação Básica envolvida num processo de (re)formulação colaborativa da disciplina no Ensino Médio. De forma específica, o trabalho investigou as percepções da docente antes e depois da implantação do projeto curricular – concebido com base nos princípios do movimento renovador – destacando sua compreensão sobre a Educação Física escolar e sua própria atuação docente. Para isso desenvolvemos um estudo de caso, utilizando uma pesquisa com uma abordagem qualitativa de caráter etnográfico. As interpretações dos dados coletados permitiram entender que a professora percebeu uma mudança na sua prática de ensino durante o processo de (re)formulação da disciplina. O reconhecimento de mudança por parte da professora fez com que ela deixasse de atuar dentro de um perfil caracterizado pelo desinvestimento pedagógico e passasse a trabalhar na direção de uma Educação Física centrada em proporcionar conhecimento a seus alunos. De acordo com as percepções da professora entendemos que ela passou a legitimar a Educação Física como um componente curricular similar aos demais que integram o currículo da Educação Básica.pt-BRCiências da SaúdeEducação FísicaEducação física escolarPrática pedagógica(Re)formulação colaborativaEntre o antes e o depois: o estudo de caso de uma professora de educação física envolvida em um processo de (re)formulação colaborativa da disciplinaTCC