Freitas, Filipe Reichert2020-04-1620192020-04-162020-04-16https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/c6b448dd-efef-4cdc-8e05-6a01a9daa266132 f.Estabelecer uma marca bem-sucedida exige a oferta de um produto que atenda uma necessidade ou que desperte um desejo no consumidor. Para isso, é importante aplicar o estudo de brand equity que irá definir a identidade e o valor da marca e saber quando é o momento certo para se expandir ou mudar de estratégia. Portanto, o primeiro capítulo deste trabalho apresenta conceitos e definições de autores como Aaker (1998) e Tavares (1998) sobre os cuidados durante todo o processo de criação da marca. No segundo capítulo, é explorada a condição humana não apenas de consumidor, mas de amante de uma marca – um fã – através do neuromarketing, segundo autores como Gonçalves (2013) e Silva (2014). Para o terceiro capítulo, foi aplicada a metodologia de estudo de caso com observação e coleta de dados, definida por Yin (2001), visando realizar uma análise da franquia Transformers e das atividades do seu fandom. Como resultados deste trabalho, destacam-se a notória expansão da marca para diversos tipos de públicos e produtos diferenciados, a presença de muitos consumidores adultos em suas comunidades on-line, e as mudanças na interação entre marca e cliente ao longo das décadas.pt-BRCiências Sociais AplicadasComunicação SocialPublicidade e PropagandaBrand equityCultura da convergênciaLovemarkMarca criativaNarrativa transmídiaMais do que os olhos podem ver: um estudo de caso sobre a franquia Transformers e o seu FandomTCC