Loeblein, Letícia Maria Weber2017-08-2820172017-08-282017-08-28https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/c6e84dd3-a444-4e82-a01d-7d55a52b458a17 f.O presente artigo é uma pesquisa, efetuado com 76 empresários de Ijuí/RS, sobre a sua visão com relação a Marca, Marketing, Identidade visual, sua percepção, com relação a estes assuntos e suas principais dificuldades. Através de uma pesquisa via e-mail, com perguntas objetivas, e algumas descritivas, para uma posterior análise, com relação a estes assuntos específicos. Esse questionário foi enviado por e-mail, com lista disponibilizada pelo Sindilojas Noroeste, e ACI- Associação Comercial de Ijuí, pedindo um retorno de prazo curto, que teve retorno de 38% dos questionários, respondidos. Os resultados foram expostos de forma simples, com gráficos e tabelas para melhor visualização de cada ponto específico, colocando ainda algumas partes descritivas, narradas por alguns empresários. Levando em conta as análises efetuadas, esta amostra de empresários, acredita-se que eles sabem sobre o assunto, mas possivelmente com ajuda profissional, poderiam melhorar mais.pt-BRCiências Sociais AplicadasMarketingMarcaPesquisaProfissionalA importância da marca, identidade visual e marketing para o empresário de IjuíArtigo