Rosa, Samir da2012-08-2020122012-08-202012-08-20https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/c8d3ce43-4b14-4ea6-b2cb-a2ebc1042c5844 f.O trabalho tem como objetivo analisar e compreender as razões que levam o professor de Educação Física a desenvolver práticas pedagógicas inovadoras ou ao desinvestimento pedagógico. As discussões desenvolvidas no decorrer do mesmo dizem respeito à investigação realizada no contexto de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Redentora/RS, durante o ano letivo de 2012. O processo de investigação desenvolveu-se a partir de um estudo de caso com um professor de Educação Física, valendo-se de entrevista semiestruturada, observação direta registradas no diário de campo. O desenvolvimento da argumentação será desdobrado em três partes. No primeiro momento, apresenta-se uma discussão “teórico-metodológica”, a qual busca delimitar e reconhecer o campo de análise, discutir os pressupostos conceituais da teoria sobre cultura escolar, desinvestimento pedagógico, inovação pedagógica, aula, entendimento de Educação Física. No segundo momento, expressa a caracterização do campo e da amostra da investigação de campo. Num terceiro momento, apresenta os resultados da investigação. No quarto momento realiza a analise e discussão dos dados buscando apontamentos que possam esclarecer o objetivo da pesquisa. Nas considerações finais, discorre a partir dos dados da pesquisa e aponta possíveis ações que potencializem o investimento pedagógico e despotencialize o desinvestimento.pt-BREducação físicaCultura escolarDesinvestimento pedagógicoInovação pedagógicaAulaEntre a inovação e o desinvestimento: um estudo de caso na educação física escolarMonografia