Johann, Jóice Suzete2012-02-0220112012-02-022012-02-02https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/cab7159f-58fb-4aff-8544-76dc6b423d3e30 f.O presente trabalho tem por objetivo identificar as influências das promoções nos preços, no volume de vendas e nos resultados dos supermercados São Luiz, através de uma análise das vendas anteriores, durante e posteriores a um período promocional, para apuração dos resultados financeiros. Para tanto, buscou-se apresentar uma visão do varejo supermercadista no referencial teórico e a respectiva influência dos preços e das promoções para a tomada de decisão. A metodologia adotada para a elaboração deste artigo baseou-se em uma pesquisa exploratória e explicativa. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental, experimental e uma entrevista em profundidade com o supervisor dos supermercados, para entender melhor como ocorreu o processo para a realização das promoções. O estudo é de natureza quantitativa por meio de tabelas com a apresentação dos resultados financeiros das promoções do encarte e da promoção do final de semana, trazendo análises e considerações sobre os dados levantados e também de natureza qualitativa no que diz respeito à entrevista em profundidade. Constata-se que, após um determinado período, as promoções influenciam nos resultados, na rentabilidade, tais como nos alimentos da cesta básica, na cerveja, em alguns produtos de higiene e limpeza e no leite, os quais aumentam as vendas e o fluxo de pessoas. Os clientes sentem-se atraídos pelas ofertas e promoções que, ao serem bem planejadas pelos supermercados contribuem para aumentar os resultados.pt-BRPreçoPromoçõesSupermercadoA influência das promoções nos preços, no volume de vendas e nos resultados dos supermercados São LuizMonografia