Sehn, Alexandre Pohl2012-02-0120112012-02-012012-02-01https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/cb26e925-96b2-40a6-89ed-4eb6e96010c323 f.O mundo vem sofrendo significativas mudanças nas últimas décadas, e com isso o trabalho passa a assumir novos formatos e as pessoas envolvidas nos processos precisam estar cada vez mais qualificadas. Frente a este contexto o propósito deste artigo foi conhecer o processo de educação continuada denominado Sicredi Aprende, na Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Noroeste RS, e analisar como ele está refletindo no trabalho diário dos colaboradores. Para conhecer esse processo foi realizada uma pesquisa descritiva, exploratória, bibliográfica, documental, estudo de caso, bem como uma pesquisa de campo onde foi aplicado um questionário aos colaboradores para identificar o seu perfil e identificar qual contribuição que os cursos oferecidos possuem no desenvolvimento profissional dos mesmos. Os cursos são desenvolvidos para suprirem as necessidades que os colaboradores possuem a respeito dos processos e práticas utilizadas no trabalho na unidade de atendimento. Foi possível verificar que em muitas vezes os cursos disponibilizados pelo Sicredi Aprende estão agregando um alto conhecimento sobre os processos que envolvem a organização contribuindo assim para o seu aprendizado pessoal e profissional. A educação continuada vem a agregar muito nos dias de hoje, ela ajuda no desenvolvimento das competências para que o colaborador consiga juntamente com a equipe de trabalho alcançar as metas e objetivos propostos pela organização.pt-BREducação continuadaCompetênciasGestão de pessoasVantagem competitivaSicrediEducação continuada corporativa: um estudo no Sicredi NoroesteMonografia