Matte, Geferson Jodan2021-03-292020-12-102021-03-292021-03-29https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/cd57ca89-6f8b-4848-a7e1-8a9f9a009c3630 f.O objetivo geral desse artigo é abordar um dos melhores métodos de captação e fidelização do associado que é o crédito consignado e ainda buscar entender quais os motivos principais que atrai tais associados a contratarem um crédito consignado, tanto para funcionários público, privado ou aposentados e pensionistas do INSS, pois foi verificado em muitas pesquisas que o mesmo é o melhor produto financeiro de crédito do país voltado para pessoa física por suas principais características que são baixas taxas ofertadas e prazo longo. Objetiva-se também abordar a Educação Cooperativista, explicando os benefícios de ser associados de uma cooperativa. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica de conteúdos disponíveis nas plataformas digitais do SCIELO (Scientific Electronic Library Online), foram feitos uma análise e um crivo de acordo com o foco do presente artigo, e ainda realizou-se um estudo de caso em uma Correspondente Financeira a SICREDI, no município de Independência. Aplicação do questionário ocorreu no período de julho a setembro de 2020, foram distribuídos 100 (cem) questionários aos tomadores de crédito da Correspondente Financeira a SICREDI. Assim os associados foram escolhidos por amostragem não probabilística, e foi coletado um total de 70 (setenta) questionários válidos. Foi elaborado gráficos dos resultados obtidos na pesquisa para melhor ilustração. Portanto, pode-se concluir que após análise quantitativa dos dados a melhor estratégia de captação e para fidelizar o associado na atualidade é a confiança, um bom atendimento e a taxa de juros.pt-BRCiências sociais aplicadasCrédito consignadoMétodo de captaçãoAssociadoFidelizaçãoEmpréstimoConfiançaUm estudo sobre método de captação e fidelização de associados de crédito consignado: caso no Sicredi Noroeste, Independência/RSTCC