Somavila, Ana Laura2021-12-272021-12-062021-12-272021-12-27https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/cf361d42-d17a-4110-9e84-6b0e4e840da287 f.Tendo em vista a crescente concorrência no segmento varejista e a dificuldade apresentada pelas empresas em encontrar um método assertivo de precificação para impulsionar o crescimento da organização, o qual possa ao mesmo tempo trazer lucro para a empresa e mantê-la competitiva no mercado; desenvolveu-se neste contexto, o estudo, que tem como objetivo propor um modelo de gestão de custos, preços e resultados a uma empresa comercial com o intuito de instrumentalizar os gestores no processo de gerenciamento da atividade e potencialização dos resultados. Para atingir este objetivo foi elaborado o mapeamento dos processos de compras, precificação e comercialização dos produtos; bem como a estruturação de um modelo de custos e precificação aplicado à atividade comercial e com base nestes dados foram analisados os indicadores gerenciais do sistema proposto e sua efetividade na gestão organizacional. Para isto utilizou-se da metodologia cientifica no delineamento do estudo, classificando-se como pesquisa aplicada quanto à sua natureza, descritiva e explicativa quanto aos objetivos, com a abordagem do problema de forma qualitativa, quanto aos procedimentos técnicos que deram corpo e embasamento ao estudo, são as pesquisas bibliográfica e documental e o estudo de caso. A coleta de dados para a pesquisa deu-se através da observação, análise documental e entrevista não estruturada a representante da loja. Constatou-se que a forma de precificação da empresa é bem consistente, mas que precisa ser aprimorada em alguns produtos, especialmente aqueles que tem impostos de importação, os quais geraram resultados líquidos em torno de 1%. Nenhum produto da empresa com o atual preço, apresentou margens negativas, mesmo que alguns praticamente tem margem nula. Contatou-se que pelo preço de venda orientativo, o ponto de equilíbrio necessita de 82,25% de vendas para atingir o ponto de equilíbrio. Enquanto que pelo preço de venda atualmente praticado esse percentual corresponde a 79,10%. No que consiste a margem de segurança operacional a partir do preço de venda praticado, obtém-se uma margem de segurança operacional de 20,90%. Já com relação ao preço de venda orientativo, obteve-se uma margem de segurança operacional de 17,75%. A empresa estava tendo uma boa margem de lucro por meio do preço praticado atualmente de 9,59% sobre a receita de vendas dos produtos em estudo, de forma que superou o lucro obtido pelo preço de venda orientativo definido para esta pesquisa, de 7,98%.pt-BRCiências sociais aplicadas.Ciências contábeis.Custos.Comércio.Preços.Margem de contribuição.Resultados.Gestão de custos e preços no comércio: um estudo de caso em uma loja de vestuárioMonografia