Bonatto, Isamara2013-02-0720132013-02-072013-02-07https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/d07d49ed-9406-4cb9-b385-4eb4b0ec206a104 f.A presente pesquisa insere-se no âmbito dos estudos sobre o ensino da dança de salão dentro das aulas regulares de educação física em turmas do ensino fundamental e médio a partir de uma concepção de ensino aberto. Esta teve por objetivo identificar as possibilidades e os entraves de desenvolver uma unidade didática de dança de salão com uma proposta de ensino aberto, em escolas onde predomina um quadro tradicional da Educação Física. A pesquisa é caracterizada como descritiva, com um desenho de pesquisa-ação e de caráter qualitativa. Os sujeitos participantes desta investigação foram três professores de Educação Física que trabalham com uma concepção de ensino tradicional e que atuam em turmas do ensino fundamental e médio, de uma escola do interior e outra da cidade. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, observações e registros de um diário de campo. A análise dos dados foi dividida em cinco categorias: a) temática da Educação Física Escolar – concepção dos professores; b) condições de trabalho; c) cultura escolar; d) disposições sociais dos professores; e) cultura escolar da aula – predisposição do aluno. A partir das análises das categorias acima, concluiu-se que as possibilidades de realizar um trabalho de dança de salão em aulas regulares de Educação Física sobressaem aos potenciais entraves apontados pelos professores. Isto é, o ensino da dança de salão é possível na medida em que os docentes vão à busca do novo conhecimento, se apropriem dele de forma que passam credibilidade do trabalho aos escolares. Assim constatou-se que, os três professores mostraram ter conhecimento dos saberes da Educação Física, mas ainda encaram a dança como um corpo estranho dentro da escola. As condições de trabalho não interferiram no desenvolvimento da unidade didática, uma vez que ambas as escolas dispunham de mesmo nível de espaço físico e materiais. Já a cultura escolar mostrou-se amplamente influente para o sucesso (ou não) do trabalho de dança de salão. Quanto aos professores, percebeu-se que eles trazem consigo uma bagagem de aulas minimizadas nas práticas esportivas e não tem o domínio dos diversos saberes das manifestações da cultura corporal de movimento. Os alunos, por sua vez, mostraram-se surpresos, inseguros e resistentes, mas possibilitaram o ensino do novo conteúdo de acordo com a postura dos professores diante do Forró. Nesse estudo conseguiu-se pensar em uma unidade didática de dança de salão que contemplasse conteúdos de cunho conceitual, procedimental e atitudinal; bem como tirar os professores de sua “zona de conforto” e instigá-los a mudar suas concepções de ensino, a fim de firmar na escola uma Educação Física inovadora.pt-BREducação físicaDança de salãoUnidade didáticaConcepções de ensinoCiências da SaúdeO ensino da dança de salão nas aulas de educação física: uma experiência de pesquisa-açãoMonografia