Haushahn, Roberta Cavalheiro2011-12-0720072011-12-072011-12-07https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/d0c4d445-6c5f-4447-9809-9bccb85872d2135 f.O presente trabalho trata das concepções de agressividade no âmbito da educação infantil. Toma-se como referencial a psicanálise freudo-lacaniana, o que permite considerar a agressividade uma tendência estruturante do eu. O ponto de partida deste estudo são os questionamentos de professoras de educação infantil em relação às manifestações agressivas de seus alunos, evidenciando uma carência de discussões e informações sobre este assunto. O objetivo central do trabalho consiste em constatar o discurso que perpassa o contexto escolar a respeito da concepção de agressividade e suas implicações na educação infantil. Para tanto, entende-se como essencial definir a noção de agressividade procurando diferenciá-la da de violência, a partir de referenciais oriundos do senso comum, da filosofia, da psicologia e, principalmente, da psicanálise. A fim de compreender o âmbito da educação infantil, busca-se também identificar as especificidades e os pressupostos básicos deste segmento do ensino. Além da pesquisa bibliográfica, utilizam-se como metodologia os grupos focais destinados à escuta de professoras de educação infantil da rede municipal de ensino de Panambi/RS acerca da agressividade na primeira etapa da educação básica. Assim, destacam-se concepções da agressividade como resultado das influências do meio, como fase do desenvolvimento ou como forma de expressão. A partir desse resultado, inferem-se implicações advindas das diferentes concepções de agressividade presentes no discurso dos professores, analisando-se a possibilidade de a educação conceber a agressividade como decorrência de um processo de constituição do eu.pt-BRAgressividadeEducação infantilEstruturação do euConcepções de agressividade no âmbito da educação infantilDissertação