Zamboni, Sandra2021-03-262021-03-052021-03-262021-03-26https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/d5192b85-5473-4cd8-8a58-22c049bee0a934 f.Tendo como temática a influência da subjetividade no aprendizado, tratou-se de responder ao questionamento: a subjetividade influência na aprendizagem? Com o objetivo geral de construir um estudo embasado em conceitos psicanalíticos sobre a relação educação e processo de aprendizagem, trazemos para o debate a biografia de Sigmund Freud e elementos constituintes da sua subjetividade que influenciaram sua pesquisa e teoria, ou seja, seu próprio processo de aprendizagem Trabalha-se assim, conceitos como desejo, sublimação e transferência. Para isso, foi necessário realizar uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, tendo como base as obras de Freud, como também artigos publicados em plataformas de pesquisa. Embasado em Freud (1900, 1905, 1914, 1915, 1921, 1925), Kupfer (1989, 2004), Hermann (1999), Nominè (2002), Siquier (1999) e Souza (1995), a pesquisa trouxe considerações importantes para a construção de um olhar abrangente da educação, como um processo. Para além do pedagógico, aprender traz consigo afetividade, sonhos e desejo. Estes elementos possibilitam uma reflexão embasado na história do sujeito, suas relações e a interação dele com o meio no qual se encontra.pt-BRCiências HumanasPsicologiaaprenderdesejoafetosubjetividadeUma relação biográfica com a educação e a influência da subjetividade no desejo de aprenderTCC